sexta-feira, 14 de março de 2014

Salão Automóvel de Genebra: os carros do Século XXI



Como todos os anos, no Salão Automóvel de Genebra, os fabricantes de automóveis mostram, em antevisão, os seus inovadores modelos quer em termos de design, desempenho e/ou baixo impacto ambiental.

Mas as surpresas vieram também de outros construtores, como a EDAG, especialista em aviação e voos espaciais, que apresentou um carro do futuro em três dimensões.



“Temos aqui um exemplo de como um carro pode ser construído de forma profissional, com impressão a 3D. Para criar um carro sem o uso de qualquer ferramenta. Esta seria uma verdadeira revolução para a indústria”, explica Christoph Horvath, porta-voz da empresa.

A fabricante suíça de automóveis Rinspeed apresenta o seu projeto autónomo “Xchange”. A lembrar uma sala móvel, com 20 configurações de assentos diferentes, este veículo tem televisão e uma máquina de café expresso, tudo para ser apreciado enquanto o carro se ocupa da condução.

“Quando conduzo em piloto automático não quero ver, à minha frente, o volante a girar para a esquerda ou para a direita. Quero ler, dormir, relaxar, ver filmes, notícias, fazer outra coisa”, afirma Frank Rinderknecht, o Presidente da marca.

Engenheiros da Universidade Metropolitana de Helsínquia juntaram-se a uma empresa finlandesa para apresentar um protótipo de um carro em madeira, um veículo compacto que utiliza biomateriais renováveis.

“Pretendemos legalizar este carro, passando por todo o processo, na Finlândia, para obter as matrículas, o que significa que poderemos conduzi-lo nas ruas”, explica Oscar Nissinen, engenheiro desta universidade.

A indústria automóvel caminha no sentido do alumínio, mas os fabricantes deste carro acreditam que as fibras de madeira e laminados de cânhamo podem substituir a fibra de vidro e plásticos.



Sem comentários:

Enviar um comentário